terça-feira, 15 de julho de 2014

"Não caíste filho?"



Faltam 15 dias para o início da Volta a Portugal em bicicleta. E se tudo correr dentro da normalidade, eu serei um dos ciclistas a compor o pelotão multicolor. Se há 8 meses atrás, quando anunciei esta minha aventura, haviam dúvidas e até desconfianças sobre esta minha intenção, julgo que neste momento já não restam muitas dúvidas.

O trabalho mais árduo está praticamente todo feito. Nestes 15 dias que faltam, a maioria será para recuperar destes últimos meses de treinos intensos e das competições que participei como parte da preparação para a Volta.

Mas é uma fase que me obriga a alguns cuidados e privações, sobretudo no que respeita à alimentação. Treinar menos significa obrigatoriamente ingerir menos calorias, ou seja, comer em menor quantidade. Para quem está habituado a gastar, e logo, a ingerir cerca de 4 a 7 mil calorias por dia, não vai ser uma tarefa fácil reduzir para 2.500-3.500 cal/dia!
É um contrassenso, mas às vezes prefiro treinar mais horas, pois assim também posso comer mais

E qual a minha condição física atual? O que serei capaz de fazer na Volta a Portugal?
Confesso que tinha previsto estar em melhor condição física neste momento. Há pouco mais de um mês atrás os números que retratam a minha performance física eram consideravelmente superiores (ver gráfico comparativo).



E o que é que correu mal então para que agora sejam piores? Possivelmente a minha ânsia de recuperar o tempo e a forma física que perdi com a lesão que me obrigou a parar durante todo o mês de fevereiro, me tenha levado a uma situação de fadiga prolongada. Um individuo com 44 anos não recupera tão bem quanto um de vinte e poucos anos. São teorias que sempre ouvimos falar, mas que só concordamos quando as sentimos na pele.

Mas nem tudo está perdido! Acredito que ainda seja possível rectificar este retrocesso na minha condição física. Tinha previsto um estágio de 6 dias na Serra da Estrela para afinar um pouco mais a minha condição física. Mas o mais sensato neste momento será fazer uma alteração no meu plano de treinos e reduzir este ciclo de carga para apenas 3 dias. Um destes dias coincidirá com a minha participação na Skyroad Granfondo Serra da Estrela – 19 de Julho. O resto será dedicado à recuperação. Dificil conseguir um local melhor para esta recuperação que o H2otel Congress & Medical SPA.

A minha experiência pessoal ensinou-me que: em caso de dúvida, é sempre preferível entrar na Volta com alguma falta de ritmo, que sobrecarregado de treinos.

Ah, e por favor, não me perguntem em que lugar fiquei nesta ou naquela competição! Já o disse várias vezes que não regressei em busca de classificações. Perguntem-me o mesmo que a minha mãe me perguntava quando, com 15 ou 16 anos de idade, eu chegava a casa depois de mais um fim-de-semana de prova: “Não caíste filho?”

#VitorGamitonaVolta #ImpossibleisNothing — com GmtSports Treino Desportivo.

4 comentários:

  1. Força, Vítor. Tal como há 10 anos atrás, cá estamos para te apoiar :)

    ResponderEliminar
  2. Força Vitor. A experiência e um raio de sorte fazem a perfeição!

    ResponderEliminar
  3. Muita força! Vais precisar, coragem já tens!

    ResponderEliminar
  4. Força Gamito, espero ver-te subir a torre. Puxa Gamito!

    ResponderEliminar