sábado, 8 de fevereiro de 2014

Treinos nos rolos



O mau tempo destas últimas semanas leva os atletas quase ao desespero. Um atleta não poder treinar deverá ser semelhante a um fumador estar num espaço que seja proibido fumar. E digo "deverá", porque nunca fumei e não sei o que é ficar privado de uma droga como o tabaco.
Mas o exercício físico também pode ser considerado uma droga. Regra geral uma droga boa. O exercício físico liberta endorfina. Enzima que nos dá sensação de bem estar, diminui a ansiedade e o estresse.
Mas como todas as drogas, muitas vezes abusamos delas, não sabemos qual o limite ou a dose ideal. Talvez seja esta a razão porque nestas últimas semanas tenho lido barbaridades, para não chamar overdoses, aqui no Facebook.
"Hoje fiz 4 horas de rolos! Espetáculo!", "Ah, está mau tempo na rua e hoje tenho 5h de treino programado?! Faz-se nos rolos. Se está escrito, é para cumprir! Mai nada!",
"Pessoal, hoje aguentei 6 horas a pedalar na garagem. Alguém consegue mais?", e por aí adiante. O mais importante é "matar o vício".
Caramba, nunca ouviram dizer que pedalar tanto tempo sempre no mesmo sítio, numa situação com deficiente refrigeração corporal, e em que o nosso corpo permanece demasiado tempo na mesma posição é prejudicial, não só a nível físico como psíquico?! Desidratação, aquecimento articular e muscular, compressão do períneo e próstata (nos homens), estresse, ...
Uma hora de rolos não é equivalente a uma hora a pedalar no mato ou na estrada. Aliás, não existem fórmulas para equiparar estas duas situações. Nos meus tempos de ciclista, ouvia dizer que uma hora de rolos equivale a 3 horas na estrada. Em termos de benefícios fisiológicos não será assim tão linear, mas no que respeita a desgaste para o organismo, é bem provável.
Nos já 29 anos que tenho a pedalar, NUNCA fiz mais que 1h45 de rolos! E mesmo assim já considero abusar! E não é por isso que não obtive bons resultados.

Ok, sei de histórias de grandes nomes internacionais que chegaram a fazer 4-5 horas de rolos em situações extraordinárias. Laurent Jalabert (Once), uma vez que fraturou a clavícula, fez 5 horas de rolos, porque não quis alterar o seu plano de treinos. Mas ciclistas com a qualidade de Jalabert até se podem dar ao luxo de cometer, por vezes, estas barbaridades.
Mas felizmente ou infelizmente, Jalaberts não há muitos!

Esta é a minha opinião como treinador, e como atleta. Agora, cada um sabe de si

Bons treinos

Sem comentários:

Enviar um comentário