segunda-feira, 9 de junho de 2014

Keep Calm...



Faltam 52 dias para o tiro de partida da Volta a Portugal 2014.
Neste momento, vou a cerca de 2/3 (dois terços) da minha preparação para a prova rainha do calendário nacional de ciclismo.

Hoje começa a terceira e última fase desta preparação.
Durante as próximas 7 semanas irei participar em todas as competições nacionais destinadas a ciclistas do escalão elite, os chamados profissionais. Os objectivos serão sobretudo, adquirir ritmo de competição, conhecer melhor os colegas de equipa e eles conhecerem-me a mim, e avaliar a minha condição física no terreno e com adversários. Coisas que não se conseguem em treino, ainda mais que tenho por hábito treinar sozinho.

Este é o meu calendário de competição previsto:
- 8 e 9 Junho: Prémio Abimota
- 14 Junho: 3ª. Taça de Portugal – Troféu Concelho de Oliveira de Azeméis
- 15 Junho: Gerês Granfondo
- 21 e 22 Junho: Volta a Albergaria
- 27 Junho: Campeonato Nacional de Contra-relógio
- 29 Junho: Campeonato Nacional de Estrada
- 10 a 13: Troféu Joaquim Agostinho – GP. Torres Vedras
- 30 Julho a 10 Agosto: Volta a Portugal

Hoje às 17h30, será oficialmente o meu regresso à alta competição.
Dez anos depois, e já com 44 anos! Tenho colegas de equipa com quase metade da minha idade! Se isso me assusta?! Um pouco.
Neste momento sinto alguma ansiedade, um nervoso miudinho, mas também e sobretudo, curiosidade. Como vai reagir o meu corpo ao ritmo competitivo? Será que os treinos que fiz até agora serão suficientes para aguentar o pelotão elite? Será que ainda sei andar no meio um pelotão com mais de 100 ciclistas a rolarem a mais de 40km/h? Será que estou à altura para cumprir as tarefas que me forem atribuídas pelo diretor da minha equipa? No final do dia de amanhã já terei resposta para grande parte destas dúvidas.

Uma coisa é certa. O meu regresso nada tem a ver com resultados classificativos. Não pretendo vencer nada. Seria demasiada presunção, um “velhote” afastado há já 10 anos, chegar ao pelotão elite e vir com ideias de vencer o que quer que seja. Aquilo que consegui durante os meus 20 anos de carreira, deixa-me bastante tranquilo neste aspecto. Não me peçam (mais) camisolas amarelas ou vitórias em etapas! Quero desfrutar do ciclismo sem pressões, aquelas mesmas que senti em quase toda a minha carreira. Sentir-me-ei realizado e feliz se contribuir para o sucesso da equipa que me acolheu, se dignificar as marcas e empresas que apostaram em mim, se for elemento ativo do grande espetáculo que é o ciclismo, e por fim, se a minha família, amigos e fãs, no final desta aventura sentirem-se orgulhosos da minha postura em cima da bicicleta e fora dela.

LET THE PARTY BEGIN!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário