sexta-feira, 27 de junho de 2014

Campeonato Nacional de contra-relógio



Que dia! Que dureza!

Hoje fiz um teste à minha capacidade de resistência física e psíquica. Acho que consegui fazer tudo aquilo que não deveria ter feito num dia supostamente importante, como a disputa de um campeonato nacional de contra-relógio.

Ora vejamos, nos dois dias anteriores fiz treinos duros em vez de recuperar para o dia de hoje. Mas não poderia ser de outra forma, pois não me posso dar ao luxo de desperdiçar dias de treino.
Hoje de manhã fiz a viagem para o Sabugal. Acordei às 6h30, levaram-me de carro até á estação do Oriente (Lisboa), apanhei o comboio às 8h25 para a Covilhã, 3 horas e vinte minutos depois estava na Covilhã, entregaram-me a viatura de cortesia da Caetano Star, e fiz mais uma hora e 15 minutos de viagem até Alfaiates (Sabugal). Mas pelo caminho ainda fiz uma breve pausa para comer a massa que trouxe de casa. Foi este o meu almoço.

Às 13h40 cheguei à Residencial “O Pelicano” em Alfaiates, onde se encontra instalada a minha equipa LA-ANTARTE-ROTA DOS MÓVEIS. Foi só o tempo de colocar a mala no quarto e preparar o equipamento para o crono. Ás 14h05 já estávamos a sair, no autocarro da equipa, para o Soito, local da partida e chegada do contra-relógio. Nesta altura ainda não sabíamos a ordem de partida e nem sequer tínhamos reconhecido o percurso! Normalmente reconhece-se o percurso duas vezes. A primeira de carro e uma segunda vez de bicicleta, por forma a escolhermos os melhores andamentos para o percurso em questão. Mas desta vez só houve tempo para fazermos o primeiro reconhecimento, pois quando chegámos da volta ao percurso a ordem de partida já estava afixada e verifiquei que seria o segundo ciclista a ir para a estrada. Bem, na prática acabei por ser o primeiro, já que o primeiro não compareceu!

Feitas as contas, tinha naquele momento, cerca de 45 minutos para me preparar e fazer o aquecimento. Já não dava para fazer o reconhecimento com bicicleta! Entretanto apareceu mais um contratempo. As medidas da minha bicicleta de contra-relógio não estavam regulamentares. Era necessário recuar os extensores cerca de 2 centímetros. A operação demorou cerca de 5 minutos, mas depois foi necessário levar de novo a bicicleta aos comissários para confirmarem as medidas. Com isto fiquei com cerca de 30 minutos para aquecer.

Pedalei 20 minutos nos rolos, e por último pedalei na estrada mais 5 minutos. Aquecimento escasso, mas foi o possível.
Às 16h01 estava a abrir o Campeonato Nacional de contra-relógio. Sem qualquer ciclista á minha frente para fazer de “ponto de mira”, foram 32 mil e duzentos metros muito duros de fazer! Num percurso de sobe e desce constante e com algum vento, nos meus tempos de ciclista “pro” seria um percurso perfeito para mim. Mas o Vitor Gamito de hoje não é o mesmo de há 14 anos atrás! Enquanto a estrada não empinava até me senti bem, mas nas subidas o meu ritmo quebrava muito. A distância deste crono já era considerável. 32km já exige muita gestão de esforço. Se começas demasiado forte, podes “morrer” a meio, mas se controlas demasiado, és apanhado por quem vem atrás. Esta gestão é muito complicada de ser feita.

Logo na primeira volta (eram duas no total) apercebi-me que não levava os andamentos mais adequados. A minha bike estava montada com os pratos 54 e 42, mas para este percurso o ideal seria 55-50 (ou 48). A descer o 54 era muito curto, e a subir os 42 era demasiado leve.

Sinceramente nunca pensei em fazer uma boa classificação neste crono. Mesmo que o dia de hoje não tivesse sido tão cansativo, não me posso esquecer que a minha idade e os 10 anos que tive afastado pesam muito, sobretudo nestes tipo de esforços mais curtos e intensos. Mas já que esta semana está na moda os “ses”.
SE tivesse vindo um dia mais cedo, SE tivesse reconhecido o percurso de bike, SE tivesse feito um aquecimento adequado, SE tivesse escolhido os andamentos ideais, possivelmente, em vez de 10º lugar teria feito 3 ou 4 lugares melhor. E isso iria alterar alguma coisa? Não. Nos Campeonatos Nacionais contam os 3 lugares do pódio. Por isso, hoje serviu sobretudo para fazer um bom treino de contra-relógio. Há 14 anos que não fazia um treino destes! Serviu também para me aperceber que tenho que melhorar nesta especialidade, a mesma que em tempos já fui o mais forte a nível nacional.

Apesar de todo o stress do dia de hoje adorei esta experiência. Parece que foi a primeira vez que fiz um Nacional de contra-relógio. O resultado foi o menos importante.
Agora há que recuperar o melhor possível, pois no Domingo tenho 201km de Campeonato Nacional de Estrada para cumprir. Será mais um duro treino, sem qualquer objectivo na classificação.

Obrigado a todos pelo apoio, e ao fotógrafo Nuno Veiga por estas fotos espetaculares.

Sem comentários:

Enviar um comentário